Ambiência na produção animal

Ambiência na produção animal


Nessa linha de pesquisa, estuda-se todos os efeitos dos elementos climaticos na produção animal (aves, suínos e bovinos) e a relação entre o ambiente de produção (externo e interno) com as repostas fisiológicas e produtivas da exploração, bem-estar, comportamento e suas interrelações. Sistemas automatizados de controle do ambiente, viabilidade técnica-econômica e projetos de climatização para diferentes condições.


Zootecnia de precisão

Zootecnia de precisão


A utilização de sistemas inteligentes para o controle da produção, são avaliados e testados nas pesquisas. Uso de sensores, transmissão de informações por telemetria e radiometria, uso de transponders, chips, são os aspectos estudados. Tecnologia de informação, usando as ferramentas de GPS, usando modelos de geoestatística, redes neurais e lógica fuzzy. Atualmente com a Agricultura digital é nevessário que as pesquisas sejam direcionadas para as soluções em tempo real, utilizando a IoT (Internet of the Things) para as soluções junto as empresas e produtores


Rastreabilidade animal

Rastreabilidade animal


A eficiência dos programas de rastreabilidade animal, as auditorias nos quais todas as empresas passam, é um dos temas de pesquisa da equipe. Implantação de sistemas de rastreabilidade e mensuração da eficiência dos sitemas implantados. Hoje com o advento da IoT (Internet of the Things) é fundamental que adaptações seja realizadas para a aplicação direta no setor produtivo. O emprego de novas tecnologias de informação (TI) e de identificação animal são estudados, visando o produto final, a segurança alimentar e a garantia de origem dos produtos por meio de programas de qualidade aplicados  a produção industrial de animais.


Bem-estar de animais


Estuda todos os aspectos relacionados com a melhoria e implantação das condições bem-estar dos animais de produção envolvendo o estudos etológicos, comportamentais, fisiológicos e bioclimáticos,visando atender as demandas nacionais e internacionais de produtos de origem animal. Nessa área atua na implantação e avaliação de projetos de BEA em empresas, propriedades, bem como a formação de recursos humanos na área de acordo com os protocolos e legislação vigente. Palestras, consultorias e implantação de programas são realizados em parceria com empresas privadas.


Bem-estar do trabalhador

Bem-estar do trabalhador


Avalia o bem-estar humano (colaborador) de diferentes atividades da agropecuária, visando ao atendimento das normas de segurança do trabalho e o bem-estar e satisfação do parceiro no agronegócio. Nessa linha de pesquisa as  atividades se  dividem em estudos de casos,  estudo de melhorias das condições de trabalho com a apresentação de diagnósticos e sugestões de mudanças no ambiente de trabalho e laudos técnicos para empresas, auditorias técnicas.

https://www.youtube.com/watch?v=uDosxsCLqWE