Nupea

ico

• Prof. Dr. Afranio Márcio Correia Vieira

Formação

Graduação em Estatística pela Universidade Federal de Minas Gerais (1995); Mestrado em Agronomia (Estatística e Experimentação Agronômica) pela Universidade de São Paulo (1998). Doutor em Estatístca Experimental pela Universidade de São Paulo, (2009) Atualmente é professor assistente no departamento de Estatística da Universidade de Brasília.

Atividades

Tem experiência na área de Probabilidade e Estatística, com ênfase em Modelos Lineares Generalizados e Extensões, atuando principalmente nos seguintes temas: Análise de Regressão e Extensões, Métodos Computacionalmente Intensivos em Estatística, Modelagem de Risco de Crédito, Estatística Aplicada a Experimentação Agronômica e Estatística Industrial.

Projetos

Modelagem simultânea de efeitos locação-dispersão: uma análise bayesiana Descrição: Este projeto busca uma proposta de modelagem simultânea de média e dispersão através da abordagem Bayesiana. Propostas frequentistas estão presentes na literatura estatística (SMYTH, 1989; LEE; NELDER, 2001) para lidar com as fontes de dispersão que atuam em experimentos industriais (BOX, 1988), Estudos clínicos e farmacêuticos (MOLEMBERGHS; VERBEKE; DEMÉTRIO, 2007), estudos atuariais (SMYTH; JORGENSEN, 2001), dentre outros. Uma proposta foi apresentada por Cepeda e Gamerman (2001), para dados com distribuiçaõ normal; pretendemos estender estes resultados para outras distribuições e fazer uma aplicação agronômica destes resultados.. Integrantes: Clarice Garcia Borges Demétrio - Integrante / Roseli Aparecida Leandro - Integrante / Afrânio Márcio Corrêa Vieira - Coordenador.

afranio@unb.br

Curriculum Lattes http://lattes.cnpq.br/2859528672308405